-
Arquitetos: WTA Architecture and Design Studio
- Área: 663794 ft²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Edward Simon
-
Fabricantes: APO, Acersteel, Angeles wood works, Arm Strong, Atlanta Duraroof, Boysen, Cemex, City Shutter, Davies, El Concar Glass & Aluminum, Gyproc, Jardine enterprises, Landlite, MB tech, Mariwasa, Northern Cement, Regan Industrial, Remmington Industrial, Shera, Smartboard, +2
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Estádio Ferdinand E. Marcos é um estádio de atletismo com capacidade para 12.000 pessoas na cidade de Laoag que serve como principal espaço social para o povo de Ilocos Norte. O estádio está localizado no centro da cidade, adjacente à Universidade Estadual Mariano Marcos e em frente ao Parque Rizal.
Um parque-estádio. A principal característica do estádio é a sua extremidade sul aberta, onde um anfiteatro aberto e um relvado inclinado conduzem ao Parque Rizal. O estádio aberto permite o acesso livre e irrestrito para todos e expande criticamente o espaço público aberto existente dentro da cidade em 200%. Isto permite-lhe servir não só como espaço desportivo e de eventos, mas também como extensão do parque e destino diário de estudantes e residentes.
Revitalização do Núcleo da Cidade. A notável regeneração urbana do estádio brilha através da sua transformação. Das suas origens decadentes e estado desolado, o estádio é hoje um movimentado parque desportivo e de lazer, homenageando os talentos locais e o significado histórico. O projeto catalisou uma renovação, não só das estruturas físicas, mas da vitalidade comunitária. O lado leste que antes era uma estrada torna-se agora um passeio que nos liga com a universidade onde os alunos podiam entrar livremente e transforma o estádio numa parte do campus, a parte inferior dos assentos cobre pistas de aquecimento gratuitas para uso do público. Nos dias de semana, os estudantes da Universidade Mariano Marcos gravitam agora em torno dela antes e depois das aulas, enquanto os fins de semana atraem as famílias para piqueniques e passeios tranquilos. Isto ilustra como estes espaços podem revitalizar os bairros, funcionando como pontes que ligam os habitantes urbanos e rurais.
Uma geometria limpa. A geometria minimalista e distinta de uma bacia aberta é definida pela parede exterior de PVC ondulado e pela cobertura que reflete os telhados de metal ondulado da maioria das casas locais. Este é realizado por colunas de aço curvas e bem definidas que se dobram e estreitam nas vigas da cobertura.
Um rosto familiar. A pele exterior é uma celebração do tecido Ilokano Abel que é considerado uma parte essencial do seu ciclo de vida. Desde o nascimento, quando os bebês são embrulhados em Abel, passando pela idade adulta, nos casamentos, até a morte, quando o tecido é usado para embrulhar os falecidos. O processo de confecção deste tecido é transmitido de geração em geração e preserva o caráter e a identidade dos llokanos. O padrão "Binakol" ou remoinho cria uma escala humana que pode ser facilmente reconhecida pelos seus padrões geométricos uniformes e interligados que resultam numa ilusão de ótica tradicional que representa as ondas do mar e protege contra espíritos malévolos.
O Estádio do Povo. O Estádio FEM serve agora como eixo central do programa de turismo desportivo de Ilocos Norte como parte de um complexo desportivo de 12 hectares que inclui o centro de treino desportivo INSPIRE, a Arena Centenário, um centro aquático e as instalações e dormitório de educação desportiva INSPIRE. É uma instalação desportiva pública que pertence verdadeiramente ao povo. É um símbolo de um futuro aberto e acessível a todos os Ilokano.